Estou disponibilizando textos que publiquei. São textos sobre estética teatral, cenografia, performance, intervenção urbana, teatro de formas animadas. Como eles não estão organizados por ordem temática ou cronológica, faço aqui uma breve apresentação. De modo geral, a maioria dos textos trata da tragédia e do trágico em sua relação com a estética teatral. O tema do trágico e da crueldade foi trabalhado durante minha pesquisa de doutorado, concluída em 2000, de modo que alguns textos publicados até 2006 são ainda reflexo deste trabalho. Nota-se assim alguns ensaios que estabelecem relações entre o pensamento de Nietzsche e outros escritores e artistas, como Machado de Assis e Vincent Van Gogh. A pesquisa sobre o trágico ganhou novo contorno a partir de meu ingresso na Universidade Federal de Ouro Preto, em 2002, onde desenvolvi uma pesquisa sobre as encenações de tragédias gregas no teatro brasileiro contemporâneo. Há muitos textos sobre cenografia e estética teatral, que culminaram no livro O espaço da tragédia (publicado em 2011). Esta temática continua gerando textos, como é o caso de "O trágico: uma questão?", publicado em 2016 e "Vozes/Tragédia", criado a partir do espetáculo Medeia Vozes (gosto muito desses dois textos!). A partir de 2009, quando iniciei o trabalho com o Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano, há uma mudança de foco e o tema da utopia começa a aflorar. Um texto que gostaria de destacar é "A(r)tivismo e utopia no mundo insano", escrito junto com a performer Tania Alice, que dirigia o Coletivo Heróis do Cotidiano. A parceria com Tania Alice está presente ainda num texto sobre performance e espiritualidade, publicado na Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG, em 2018.
A partir de 2012, ocasião em que o Laboratório Objetos Performáticos é criado, a reflexão sobre as intervenções urbanas prossegue, tendo agora a presença da figura de Ananse, que conduziu todas as realizações artísticas feitas no Laboratório. O texto publicado na revista "Artes da Cena", da Universidade Federal de Goiás expõe o resultado destas pesquisas. De modo semelhante, o texto "Zonas de contato" produzido para o livro homônimo, organizado por mim e pela professora Denise Espírito Santo (UERJ) é fruto dessa reflexão sobre teatro de formas animadas e intervenção urbana. Seguindo esta mesma direção publiquei, no ano de 2018, dois textos, um na Revista Urdimento e outro nos Anais do 3 º Colóquio FITA.
Para concluir, há trabalhos que correm numa via paralela, como é o caso de "Um olhar para a cena simultânea no teatro brasileiro moderno e contemporâneo" (que é um texto de que gosto muito) e do ensaio sobre o Teatro dos Estudantes do Brasil e o Teatro dos Estudantes de Coimbra, publicado em 1999, após uma pesquisa feita em parceria com o Instituto Camões, em Lisboa.