Atividades: Estudos e criações cênicas
 
 
 
APRESENTAÇÃO
 
Performing objects é um conceito formulado por Frank Proscham para se referir às imagens materiais de seres humanos, animais ou espíritos que são criados, expostos e manipulados numa narrativa ou numa performance teatral. O conceito valoriza o objeto em performance e abarca diversas técnicas, que contemplam o teatro de bonecos e de objetos, o teatro com imagens projetadas (sombras, vídeo, computação gráfica), assim como a atuação com máscaras. Com a expressão “objetos performáticos” – que dá nome ao Laboratório  – busco preservar estes sentidos. Esta expressão aponta também para uma proposta estética situada para além do Teatro de Formas Animadas, aproximando-se das artes visuais e da arte da performance. Em suma, nos inserimos aqui numa região liminar, onde dialogam teatro de formas animadas, performance, artes visuais, vídeo, ativismo social e a relação entre atividade artística e espiritualidade. Atualmente, o Laboratório desenvolve um espetáculo de teatro de sombras baseado nas histórias de Ananse. 
 
 
REALIZAÇÕES:
 
- 2021: Apresentação da cena ISSO NÃO VAI FICAR ASSIM, MEU BEM. A cena era parte do espetáculo CRESCER PRA PASSARINHO,mas ganhou autonomia e foi apresentada na 3ª Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda.
 
- 2020: Participação no espetáculo CRESCER PRA PASSARINHO, do Coletivo Performers sem Fronteiras. Apresentação de cenas com teatro de papel e teatro de sombras.
 
- 2019-2020: Criação do espetáculo BARDO! com o Coletivo Performers sem Fronteiras
 
- 2018: Realização do II ENCONTRO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO.
 
- 2018: Performance MARIELLE PRESENTE: SOMBRA É LUZ. 
 
- 2017: Criação do espetáculo ANANSE E O BAÚ DE HISTÓRIAS. O espetáculo ANANSE E O BAÚ DE HISTÓRIAS foi elaborado durante os anos de 2015 e 2016. O espetáculo teve sua pré-estreia em agosto de 2016, quando foi agraciado com o Edital Ações Locais - Cidade Olímpica, promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na ocasião dos Jogos Olímpicos. Em 2017, o espetáculo foi apresentado na Arena Fernando Torres, no Parque Madureira, para alunos de escolas da região. Além disso, o espetáculo foi apresentado em dois festivais de teatro de animação: o IV Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS), realizado em Taubaté, e o 11º FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação, realizado em Florianópolis, ambos em maio de 2017. O espetáculo foi apresentado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em agosto de 2017, como parte do Edital de Ocupação dos Teatros da rede municipal de Niterói. Em outubro, o espetáculo foi apresentado nas unidades do SESC São João de Meriti e Barra Mansa.
 
- 2015: Criação do espetáculo TEIAS E SOMBRAS: HISTÓRIAS DE ANANSE, com a técnica do teatro de sombras. Estréia prevista para abril de 2016. Depois dessa apresentação, o espetáculo passou a chamar-se ANANSE E O BAÚ DE HISTÓRIAS
 
- 2013/2014: Realização de intervenções urbanas em espaços não-convencionais, com base na figura de Ananse. (Ver: Media)
 
 
- 2013: SEMINÁRIO: OBJETOS PERFORMÁTICOS foi realizado entre  26 e 28 de junho de 2013, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O evento reuniu profissionais e estudantes, artistas e pesquisadores da área de teatro de formas animadas, contando com PALESTRAS e MESAS REDONDAS com a participação de profissionais como Ana Maria Amaral (USP), Miguel Vellinho (PeQuod/UniRio), Izabela Brochado (UNB), Alexandre Fávero (Cia Teatro Lumbra), Sandro Santos (Grupo Imaginário/Pernambuco e São Paulo), Edson Silva e Anibal Pacha (UFPA, Coletivo Animadores de Caixa) e Adriana Schneider (ECO/UFRJ). OBJETOS PERFORMÁTICOS – I ENCONTRO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS DA UFRJ buscou valorizar a experiência de artistas que atuam no mercado profissional e na Universidade, de modo a mostrar os diferentes problemas e desafios encontrados por artistas-pesquisadores. Além disso, o evento trouxe representantes do teatro de formas animadas que trabalham com técnicas bastante diferenciadas, o que possibilitou um olhar sobre a diversidade cultural brasileira. OBJETOS PERFORMÁTICOS - I ENCONTRO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS DA UFRJ foi organizado pelo professor Gilson Motta (EBA/UFRJ) e contou com a partipação de professores da EBAUFRJ e da equipe do LABORATÓRIO OBJETOS PERFORMÁTICOS. O evento contou com o apoio da FAPERJ (Auxílio à Organização de Eventos – APQ2), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ (Edital de Apoio à Organização de Eventos), do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e da Direção Adjunta de Cultura da EBA/UFRJ.
 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS com4brasil