LIVRO: DRAMATURGIA DO IMATERIAL
MOTTA, Gilson. ROBLES, Ronaldo. GODOY, Sílvia.
DRAMATURGIA DO IMATERIAL: Performatividade, teatro de sombras e a cidade. Rio de Janeiro: Mórula, FAPERJ, 2023.
O livro foi produzido pela FAPERJ e pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenada por Gilson Motta (UFRJ), a publicação é dividida em duas partes: a primeira é de autoria de Gilson Motta e aborda a dramaturgia do teatro de sombras, considerando as diversas técnicas do teatro de sombras, a presença de temáticas contemporâneas naquilo que chamamos de “teatro de sombras contemporâneo” e, finalmente, uma análise de práticas cênicas que estabelecem o diálogo entre teatro de sombras e as intervenções urbanas. A segunda parte é de autoria dos integrantes da companhia Quase Cinema (SP), Sílvia Godoy e Ronaldo Robles. Ambos dão continuidade à discussão sobre intervenção urbana e performance, a partir da análise de sua própria produção teatral, de modo a fazer não somente um breve histórico da companhia Quase Cinema com também mostrar os aspectos técnicos e estéticos do teatro de sombras realizado nos espaços públicos. A obra contém cerca de 26 fotos de espetáculos realizados pela Companhia Quase Cinema e por Gilson Motta (Coletivo Sombreiro Andante, Performers sem Fronteiras). Apresentação (orelhas da obra) de Paulo Balardim (UDESC).
III ENCONTRO OBJETOS PERFORMÁTICOS
O Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ tem o prazer de anunciar a realização do III ENCONTRO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO: Encontro às escuras. O III ENCONTRO acontecerá entre os dias 19 a 22 de agosto de 2024, na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A Comissão Organizadora gostaria de convidar artistas, pesquisadoras e pesquisadores para participar desta nova edição do evento.
O EVENTO:
III ENCONTRO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO: ENCONTRO ÀS ESCURAS
É um evento que busca fornecer ao público da cidade do Rio de Janeiro – em especial, aos estudantes e praticantes do teatro de animação - um panorama sobre a teoria e a prática do Teatro de Animação, em geral, e do Teatro de Sombras, em especial.
O evento será feito de modo presencial e reunirá artistas de diversas regiões do país, além de artistas-pesquisadores.as internacionais. Esses artistas e pesquisadores do Brasil e de outros países irão compartilhar suas práticas de criação e discutirão sobre aspectos técnicos e estéticos do teatro de animação. Diferente das duas edições anteriores, nas quais o foco eram as palestras e mesas redondas, esta terceira edição tem como foco a formação, a prática cênica, a partir do encontro e da convivência. O nome “Encontro às Escuras” faz uma alusão ao trabalho dos artistas do Teatro de Sombras, que necessitam da escuridão para desenvolver sua arte.
O evento contará as seguintes atividades:
• Palestras de artistas-pesquisadores.as internacionais, seguido de debate: Javier Swedzky (Argentina), Carmen Marturana (Chile), Christine Douxami (França), Miguel Vellinho (Brasil), Mário Piragibe (Brasil);
• Mostra de Vídeos de Teatro de Animação: • BOITATÁ, Cia. Párajo Negro e Cia. Lumbra; ISTO NÃO VAI FICAR ASSIM, MEU BEM. Coletivo Sombreiro Andante (RJ), MOBY DICK, Cia. Teatro Lumbra, O BEM AMADO. Cia. Caras de Boneco, UAKTI, O AMIGO DO VENTO, entreAberta Cia. Teatral.
• Oficinas: Alexandre Fávero (Cia Lumbra), Lucas Rodrigues (Cia Fios de Sombra), Mário Piragibe (Universidade Federal de Uberlândia)
• Demonstração de processo criativo: Espetáculo "Habite-me", com Carolina Garcia, direção de Paulo Balardim; "Cinzas com sol", com Raquel Botafogo; "Bordando sombras", com Cia. Paraíso Cênico
• Apresentação de espetáculo teatral: Psicotropicais, com o Coletivo Performers sem Fronteiras, direção de Tania Alice.
ANIMA EBA: MÁRCIO NASCIMENTO
ANIMA EBA: ENCONTRO DAS MÃOS FAZEDORAS DE FORMAS ANIMADAS
DESCRIÇÃO: Neste segundo encontro, convidamos o ator e diretor MÁRCIO NASCIMENTO. Marcio Nascimento é formado em Interpretação Teatral pela Unirio e em Docência pela Universidade Cândido Mendes. É membro integrante da Companhia PeQuod de Teatro de Animação desde sua fundação, em 1999. Na Artesanal Cia. de Teatro, além de trabalhar como ator, faz a preparação técnica de Adágio; O Homem que Amava Caixas. Recebeu diversos prêmios de atuação em sua carreira, sobretudo com os espetáculos Casa Caramujo, A Feira de Maravilhas do Fantástico Barão Munchausen e O Gigante Egoísta. Além disso, recebeu menção honrosa, junto ao bonequeiro Bruno Dante, pela excelência na confecção e manipulação dos bonecos pelo espetáculo Por Que Nem Todos os Dias São de Sol?
Contamos com a presença de vocês!
RESUMO:
Coordenação do projeto ANIMA EBA: Prof. Gilson Motta e Profa. Cássia Maria Monteiro
Parceria: Associação Rio de Teatro de Bonecos - ARTB, presidente: Sandro Roberto.
Arte do flyer: Artur Paschoa
Realização: Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da EBA
ANIMA EBA: DANTE
ANIMA EBA: ENCONTRO DAS MÃOS FAZEDORAS DE FORMAS ANIMADAS
DESCRIÇÃO: Neste terceiro encontro, temos o prazer de receber DANTE. Aderecista, bonequeiro, artista visual, diretor de arte. Formado em desenho industrial com especialização em ilustração na Saint Martin College of Art and Design, em Londres, sua expressão se destaca pelo envolvimento em projetos artísticos com foco na criação de bonecos manipuláveis e esculturas, exibidos no Brasil, Chile, França, Alemanha e China. Trabalhou em diversos espetáculos teatrais adultos e infanto-juvenis, entre eles: El Carnaval de los Animales, dirigido por Tita Iacobelli, no Teatro Municipal de Santiago, com participação da Orquestra Sinfônica da cidade; Gritos da Cia Dos a Deux (França-Brasil), no qual assina junto com Natacha Belova pesquisa, criação de conceito e construção dos bonecos e objetos de cena.
Contamos com a presença de vocês!
RESUMO:
Coordenação do projeto ANIMA EBA: Prof. Gilson Motta e Profa. Cássia Maria Monteiro
Parceria: Associação Rio de Teatro de Bonecos - ARTB, presidente: Sandro Roberto.
Arte do flyer: Artur Paschoa
Realização: Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da EBA
ANIMA EBA
ANIMA EBA: ENCONTRO DAS MÃOS FAZEDORAS DE FORMAS ANIMADAS
DESCRIÇÃO:
O Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da UFRJ convida a todos e todas para o evento ANIMA EBA: ENCONTRO DAS MÃOS FAZEDORAS DE FORMAS ANIMADAS, a ser realizado mensalmente e presencialmente na Sala 706 da Escola de Belas Arte. O projeto ANIMA EBA reunirá artistas do teatro de animação do Rio de Janeiro para realizar uma conversa com os/as estudantes dos cursos de Artes Cênicas e outros cursos da EBA-UFRJ. Nesses encontros, os/as artistas exibirão alguns elementos cênicos (bonecos, máscaras), falarão sobre seu processo de trabalho e, eventualmente, poderão fazer demonstração de técnicas de atuação com bonecos.
Organizado pelo Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação em parceria com a Associação Rio de Teatro de Bonecos – ARTB, ANIMA EBA visa contribuir para a formação dos/as estudantes de Artes, apresentando um campo de atividade que lhes é pouco conhecido.
Nossos primeiros convidados são Thales Sauvo e Fabrício Neri, do Grupo Depois do Ensaio. Criado em 2012, o Grupo Depois do Ensaio vem desenvolvendo um intenso trabalho no campo do teatro, abordando diferentes técnicas de animação em seus espetáculos. O Grupo é responsável também pela criação do Festival Anima Praça, que chegou a sua quinta edição em 2023 e que reúne artistas do teatro de animação no Parque Madureira, no Rio de Janeiro.
Contamos com a presença de vocês!
RESUMO:
Coordenação do projeto ANIMA EBA: Prof. Gilson Motta e Profa. Cássia Maria Monteiro
Parceria: Associação Rio de Teatro de Bonecos - ARTB, presidente: Sandro Roberto.
Arte do flyer: Artur Paschoa
Imagem: foto do espetáculo “Itaí, a travessia do valente”, do Grupo Depois do Ensaio.
Realização: Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da EBA